13Dezembro2018

 
     
     

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Cadetes da AMAN conhecem poder de fogo do Sistema Astros do EB

Desde o dia 6 de novembro, está ocorrendo, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Manobra Escolar 2018, com atividades conjuntas entre diversas organizações militares. O exercício é organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e trata-se de um dos mais importantes do Exército Brasileiro envolvendo combate simulado.

Além de cerca de 4.300 militares e mais de 500 veículos e 10 aeronaves, a Manobra está reunindo os principais e mais modernos meios, armamentos e materiais de uso militar presentes no Exército. Configura-se em um grande esforço logístico para que os alunos das diversas escolas de formação e aperfeiçoamento de oficiais e praças tenham contato com os melhores recursos para a sua instrução.

Dessa forma, a presença de Viaturas Lançadoras de Mísseis e Foguetes do Sistema ASTROS, um dos principais Programas Estratégicos do Exército na atualidade, desempenha papel crucial. Evolução tecnológica e de grande poder de fogo da Artilharia de Campanha, o ASTROS foi desenvolvido em parceria com a empresa AVIBRÁS. Os trabalhos na empresa contemplam o desenvolvimento e o fornecimento do míssil tático de cruzeiro, do foguete guiado e de viaturas de última geração, desde a sua concepção, o projeto de engenharia, os testes de voos, os protótipos e a definição de insumos agregados com elevada tecnologia. O objetivo é que os mísseis desenvolvidos tenham capacidade de alcance de até 300 km, tornando-se importante instrumento de dissuasão extrarregional.

Durante a Manobra Escolar, o tiro do ASTROS vem sendo conduzido pelos cadetes do Curso de Artilharia da AMAN e alunos do Curso de Artilharia da Escola de Sargentos das Armas e do Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes, de Formosa (GO) (Fonte: AMAN - Fotos Maj Aécio (CEP/FDC) / Sd Elizeu Gomes (AMAN) / Gabino - Defesa TV)