23Julho2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

EDGE Group quintuplica tamanho de seu portfólio

O grupo estatal EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos, completa quatro anos de existência como um dos conglomerados de defesa e tecnologia avançada de crescimento mais rápido do mundo, ostentando um impressionante portfólio de 160 sistemas e soluções. Atualmente, o grupo já está hoje em 50 países nos cinco continentes, trabalhando com soluções de sistemas autônomos, armas inteligentes, guerra eletrônica e comunicações seguras.

Um dos principais focos da expansão da EDGE tem sido o desenvolvimento de relações simbióticas em toda a sua cadeia global de suprimentos, à medida que reforça sua posição como principal impulsionador econômico e contribuinte no ecossistema de defesa em amadurecimento dos EAU, ao mesmo tempo em que aproveita os recursos fornecidos por seus parceiros internacionais. Grande parte da estratégia de crescimento do grupo está ancorada em suas aquisições de empresas de defesa altamente especializadas e Pequenas e Médias Empresas (PME) que complementam os recursos do EDGE, permitindo que ela cresça e se transforme continuamente com base nas exigências de seus clientes, que hoje incluem as Forças Armadas de várias nações.

Nos últimos dois anos, o EDGE concluiu aquisições de 12 empresas, muitas das quais especializadas no desenvolvimento e na produção de sistemas autônomos aéreos, terrestres e marítimos, incluindo a SIATT (Brasil), a Milrem Robotics (Estônia), a FLARIS (Polônia), e a ANAVIA (Suíça). O grupo tem planos para várias outras aquisições, seguindo uma estratégia de aquisição que permite que o EDGE e suas subsidiárias e parceiros acelerem mutuamente o desenvolvimento e a fabricação de produtos e a experiência tecnológica, fortaleçam e expandam suas cadeias de suprimentos e se beneficiem totalmente das sinergias e dos pontos fortes existentes.

Segundo Faisal Al Bannai, presidente do EDGE, quando a empresa foi lançada, há quatro anos, a ideia era se tornar líder mundial especificamente nos domínios de sistemas autônomos, armas inteligentes e guerra eletrônica. E continua: “Hoje, somos reconhecidos como um participante importante em todas as três áreas e estamos expandindo nossa visão para novas fronteiras, incluindo o espaço. Nesse curto espaço de tempo, passamos de pouco mais de 30 produtos para um portfólio de 160 sistemas e soluções inovadores e revolucionários, que estão entre os melhores do setor em termos de desempenho e preço, e a grande maioria deles é de origem nacional. Essa é uma conquista notável, e há muito mais por vir”.

Mansour Al Mulla, diretor administrativo e CEO do EDGE Group, avalia que a empresa está crescendo rapidamente em tamanho e capacidade: “Agora somos uma empresa global com presença em cinco continentes e aproveitando os ecossistemas estabelecidos do setor para criar um portfólio de sistemas altamente competitivos e tecnologicamente avançados. Continuamos a investir em especialização internacional e temos orgulho de contar com uma força de trabalho de mais de 8 mil funcionários qualificados de 88 países em todo o mundo”.

Até o momento, o EDGE já possui 160 produtos em seu portfólio em expansão, incluindo 55 soluções no campo de mísseis e armas; 60 plataformas e sistemas; e 45 soluções para seus portfólios combinados de guerra eletrônica e tecnologias cibernéticas, além de seus serviços de treinamento e comércio. O grupo assinou mais de 200 grandes contratos locais e internacionais para seus sistemas e soluções de tecnologia de defesa. Desde o seu lançamento, o grupo aumentou o valor global de suas exportações em mais de 300%.