23Julho2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

EDGE lança novidades no Dubai Airshow 2023, inclusive o MANSUP-ER

A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, marcou o início de sua participação na Dubai Airshow 2023 anunciando o lançamento de 11 novos sistemas e soluções aeroespaciais inovadores que se somam ao portfólio de mais de 159 sistemas e soluções que abrangem vários domínios, incluindo inteligência tática, vigilância e reconhecimento (ISR), suporte logístico e operações de combate sofisticadas.

Uma das maiores novidades foi a apresentação de uma maquete do míssil antinavio MANSUP-ER, desenvolvido em conjunto com a Marinha do Brasil e a SIATT (empresa da qual o EDGE) adquiriu 50% para atender aos requisitos das Marinhas do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos. Com alcance de 200km, perfil de voo “sea skimming” adaptativo, guiamento inercial e guiamento final por radar ativo.


Acima ManSup-ER

Entre os novos sistemas apresentados estão três Aeronaves Remotamente Pilotadas:

- O REACH-M é uma ARP do tipo MALE (Medium Altitude and Long Endurance), para missões ISR e de ataque leve ao solo. O peso máximo de decolagem é de 1,500kg, o pouso e a decolagem são automáticos, a carga útil máxima é de 350kg e a autonomia é de até 24 horas,


Acima Reach-M

- Após ter anunciado, na semana passada, a aquisição de participações na Flaris e na Anavia, o Edge apresentou o jato SINYAR, cuja carga útil é de 450kqh e que pode voar a 545km/h à altitude de 30.000 pés, e o helicóptero HT-100, que tem autonomia de voo de seis horas e pode atingir a velocidade de 120km/h.

Foram também mostrados outros sistemas de mísseis, munições guiadas e bloqueadores:

- O NASEF-20 é um Low-Cost Cruise Misslle lançado a partir de ARP e que se destina ao engajamento de precisão de alvos leves com guiagem GNSS.

- O NASEF-125 é um míssil antinavio de cruzeiros, subsônico, com capacidade de engajar também alvos terrestres, com cabeça de busca do tipo Imaging Infra-Red e radar ativo, com perfil de voo “sea skimming”.

- A RASH-3H é uma munição guiada de alta precisão para se contrapor a ameaças de pequeno e médio porte.


Acima Rash 3H

- O HUNTER 2-SJ é um novo “drone” para funcionar como bloqueador, para se contrapor aos sistemas de Guerra Eletrônica e de Comando e Controle por meio da detecção de sinais de radar. Já o HUNTER-N é uma nova variante do HUNTER SP, desenvolvida para lançamento a partir de plataformas flutuantes.

O Edge também lançou o X-Range, primeira instalação internacional de ensaios, avaliação e treinamento de produtos comerciais, aeroespaciais e de defesa na região do Golfo, formado por Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait e Omã. A área oferecerá serviços e instalações de teste exclusivos, de ponta a ponta e de última geração para plataformas, sistemas e subsistemas nos domínios aéreo, terrestre, marítimo e de Guerra Eletrônica (EW), fornecendo dados e análises detalhados para acelerar o desenvolvimento de armas de infantaria, armas inteligentes, sistemas autônomos, embarcações navais, sistemas C4I, sistemas ISTAR e soluções GE.

Localizada em uma ilha de 350 km2, a área incluirá uma pista de 3.800m para aeronaves de grande porte, bem como uma pista de 1.200m para ARP. Além disso, a ilha será equipada com uma vila para treinamento de combate urbano por forças de operações especiais, uma rede de comunicações digitais e um litoral exclusivo para exercícios marítimos e de desembarque (Fotos: EDGE).