23Maio2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Em testes o novo robô sapador russo

Recentemente foram mostrados nos canais de TV russos os testes do novo robô sapador russo MGR-4 Shmel (“Abelhão”). A plataforma foi projetada para operações de desminagem humanitária que busquem eliminar minas antipessoal e projéteis que não explodiram. Há informações que o veículo é capaz de suportar pelo menos duas explosões de 200g de TNT.

Nas imagens, o robô é visto resistindo a explosão de explosivos de 75g sob o sistema de “martelamento” do solo. A seguir, a massa de material explosivo foi aumentada para 200g, e como resultado, a máquina perdeu uma das correntes desse subsistema. Mais 200g de explosivo foram então instaladas sob a lagarta e, com a explosão, o Shmel perdeu um “lug”, mas a lagarta não se partiu. Também durante os ensaios, foi simulada uma situação em que um veículo que havia perdido uma lagarta e ficado imobilizado, sendo rapidamente removido com o emprego de um guincho padrão.

Criado pelo Signal Research Institude (VNII) e pela KEMZ Electromechanical Pant (subsidiárias da Rostec-HPW, High Precision Weapons, sediadas na cidade de Kovrov, 270km a leste de Moscou), o MGR-4 Shmel foi desenvolvido com base na mini-empilhadeira ANT-1000, que está em produção seriada nas instalações da KEMZ. A cabine do motorista, existente anteriormente, foi retirada e foi instalado um sistema de controle remoto Prometheus, A empresa informa que o alcance do sinal de controla é de 1.000m.

Em agosto, o Vice-Diretor Executivo para Produtos Civis da Kovrov Electromechanical Plant, Igor Tupitsyn, repostou que uma versão melhorada do robô sapador MGR-4 Shmel seria controlado a partir de um tablet leve, ao invés de uma pesada mochila, e o Vice-Diretor Geral da Rostec, Vladimir Artyakov, disse que os veículos seriam enviados para novas regiões da Rússia.

A HPW é internacionalmente reconhecida pela variedade de sua linha de armamento inteligente, incluindo o sistema de mísseis Iskander, a viatura de defesa antiaérea Pantsir e o míssil anticarro Kornet, entre outros (Texto e foto: Laguk Media).