21Junho2024

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Mac Jee realiza testes das linhas BGB e BPB em Formosa

O grupo Mac Jee realizou nos dias 9 e 10 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa (CIF) do Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), em Formosa (GO), uma nova série de testes de quatro munições aéreas fabricadas em suas modernas instalações no Vale do Paraíba (SP). Desta vez a parceria testou as munições MK-82 (BGB) Pré-Fragmentada, MK-82 (BGB) Forjada, BLU-109 (BPB) e MK-84 (BGB) Forjada.

Foram feitos quatro ensaios de arena, um para cada munição, com instrumentação de engenharia para aferir o desempenho dos produtos. As equipes técnicas da Mac Jee e do Exército avaliaram a distribuição, massa e velocidade dos fragmentos oriundos das detonações. A filmagem com alta taxa de frames permitiu avaliar ainda a evolução da bola de fogo, bem como a propagação da onda de choque. 

O Exército Brasileiro possui duas áreas de teste e avaliação de munições e material de interesse das Forças Armadas. O Centro de Instrução de Formosa tem área ampla, clima favorável, logística facilitada, boa infraestrutura de apoio e pessoal altamente treinado e especializado nesse tipo de operação. 

O apoio do Exército é essencial para garantir a segurança dos ensaios, isolamento da área e do espaço aéreo, emprego da doutrina e suporte a aspectos operacionais”, destaca Alessandra Stefani, CEO do grupo Mac Jee. “O Exército Brasileiro é parceiro nesse e em outros de nossos produtos, provendo valiosas contribuições técnicas e revisões de projeto, visando a melhoria do material e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa do nosso país”, acrescenta a executiva (Foto: Mac Jee).