15Junho2024

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Atech e Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia implantam do sistema SAGITARIO

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) oficializou nesta quinta-feira (14) a implantação do SAGITARIO - Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional, em cerimônia que contou com a presença de autoridades, oficiais e civis, consolidando um avanço significativo na gestão do tráfego aéreo na região.

A BAeNSPA executa serviços de tráfego aéreo e provê o apoio de infraestrutura aeroportuária e de segurança de voo para o controle de helicópteros na base e na região. É a única Base Aérea da Marinha do Brasil e, como componente da Força Aeronaval, contribui para a operação dos meios aéreos destinados ao emprego nas tarefas do Poder Naval.

A modernização do sistema de controle de tráfego aéreo da BAeNSPA é um marco importante no aprimoramento de suas operações. O sistema SAGITARIO, desenvolvido pela Atech em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), substituirá o sistema X4000, também fornecido pela empresa no passado, trazendo um avanço significativo em eficiência e tecnologia. Vale ressaltar que o SAGITARIO já é utilizado pela Força Aérea Brasileira, para o gerenciamento do tráfego aéreo do Espaço Aéreo Brasileiro, destacando sua confiabilidade e eficácia(Fotos: Atech).


Acima
Da direita para a esquerda, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha (Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski (Presidente da CISCEA), Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto (Comandante da Força Aeronaval), Rodrigo Persico (Diretor-Presidente da Atech) e Capitão de Mar e Guerra Diogo Melo (Comandante da BAeNSPA) presentes à cerimônia de inauguração.

 
Acima Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto (Comandante da Força Aeronaval), Capitão de Mar e Guerra Robertson Diogo Melo (Comandante da BAeNSPA) e Rodrigo Persico (Diretor-Presidente da Atech) descerram a placa de inauguração