27Janeiro2023

 
 
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab conclui produção da primeira fuselagem dianteira do Gripen E no Brasil

A Saab está comemorando mais um marco do programa Gripen: a produção da primeira fuselagem dianteira do caça Gripen E em sua fábrica no Brasil (Foto: Saab). Esta é a parte mais complexa  que está sendo produzida no país e demandou esforço e conhecimento especializado de profissionais para sua conclusão.  

A fuselagem dianteira da aeronave é a célula onde senta o piloto. Nela são instalados o assento ejetável, comandos de voo como manche e pedais, o canopi, o radar AESA, os displays de cabine e toda a aviônica da aeronave. 

A peça foi finalizada na última semana de outubro e será enviada para a Suécia para compor a cadeia global de suprimentos para a produção dos próximos caças, uma vez que  as estruturas produzidas no Brasil ou na matriz são idênticas e podem ser instaladas em qualquer aeronave Gripen E.  

Essa não foi a primeira estrutura a ser produzida em território nacional. Conforme o planejamento original, a equipe brasileira iniciou os trabalhos com a fabricação de peças menos complexas como o cone de cauda e os freios  aerodinâmicos. Desde então, vem ampliando a experiência e o conhecimento nos processos de fabricação para a produção de estruturas altamente complexas como a fuselagem dianteira.  

Nesta nova etapa de produção, estiveram envolvidos cerca de 15 profissionais brasileiros dedicados, entre montadores, engenheiros, além de um time de logística local e funcionários suecos expatriados. Estes experientes funcionários têm como missão garantir que o conhecimento adquirido pelos técnicos brasileiros na Suécia seja consolidado durante o processo de fabricação no país.