25Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Leonardo e BAE Systems anunciam colaboração Reino Unido-Itália no Future Combat Air System Program

A Leonardo e a BAE Systems anunciaram no Farnbourough International Airshow, nesta terça-feira (19/7), que estão progredindo ativamente nas oportunidades de colaboração Reino Unido-Itália na aeronave de demonstração como parte do programa Future Combat Air System (FCAS), no âmbito de um caminho de cooperação lançado pela Itália e o Reino Unido no setor de Defesa. Essa abordagem permite que as empresas dos dois países identifiquem áreas compartilhadas de colaboração e iniciem análises conjuntas sobre possíveis atividades de interesse compartilhado, depois que as duas empresas chegaram a um acordo de colaboração dentro do programa Future Combat Air System (FCAS). No mesmo contexto, encontra-se um acordo entre os negócios de eletrônicos italianos e britânicos da Leonardo e a Elettronica SpA relacionados a atividades de demonstração em sensores e sistemas avançados.

O programa FCAS visa o desenvolvimento de um sistema de sistemas multidomínio tecnologicamente avançado, sustentado por tecnologias altamente inovadoras e disruptivas, com uma plataforma core de 6ª geração, e destinado à renovação da frota Eurofighter. Este projeto ambicioso permitirá que os países participantes mantenham a soberania nacional no setor aéreo de combate, ao mesmo tempo em que redesenham as futuras capacidades operacionais e industriais no setor aeroespacial.

A colaboração entre Leonardo e BAE Systems concentra-se na aplicação de metodologias de projeto Model Based System Engineering (MBSE) e no desenvolvimento conjunto de tecnologias capacitadoras para a soberania nacional do futuro sistema. Estas atividades são a evolução natural dos processos de inovação já iniciados pelas empresas parceiras, e assumem importância estratégica ao explorarem uma fronteira tecnológica ainda não alcançada pela indústria europeia.

Além disso, em linha com esta estratégia, os negócios de eletrônicos italianos e britânicos da Leonardo e a Elettronica SpA concordaram em colaborar no domínio de sensores e comunicações, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico do projeto FCAS, incluindo atividades de demonstração relacionadas a futuros eletrônicos de bordo . Esta iniciativa irá aprofundar a colaboração estabelecida destas empresas a nível internacional, definindo conjuntamente a arquitetura potencial para um conjunto integrado de sensores e equipamentos de comunicação com capacidades inovadoras e funcionalidades altamente integradas, visto no infográfico da Leonardo.