24Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Com entrega de sete novos blindados, Policia Militar do RJ inicia renovação de sua frota

Equipados com câmeras de segurança de última geração, mais compactos e mais ágeis, os novos blindados começam efetivamente a recompor a frota da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro. Na manhã desta segunda-feira (02/05), foi entregue no quartel do Comando de Operações Especiais (COE), em Ramos, o primeiro lote de sete veículos das 30 unidades adquiridas pela Corporação.  

Até o final deste primeiro semestre, serão entregues mais oito novos blindados e, ao longo do segundo semestre, a empresa vencedora da licitação concluirá a entrega de outros 15 restantes, conforme previsto no contrato. Além de iniciar o processo de substituição da frota de blindados já bastante desgastada pelo tempo de uso, os novos veículos adquiridos pela SEPM vão proporcionar maior capacidade operacional nas ações da Corporação, como também vão garantir maior segurança aos policiais militares. 

Esses primeiros blindados entrarão em operação em sete unidades, hoje, com maior demanda: 3ºBPM (Méier), 7ºBPM (São Gonçalo), 9ºBPM (Rocha Miranda), 14ºBPM (Bangu), 15ºBPM (Caxias), 16ºBPM (Olaria) e 24ºBPM (Queimados).

Projetado para operar em áreas conflagradas, em vias estreitas e acidentadas, oferecendo maior segurança e funcionalidade para a tropa, o novo blindado foi exaustivamente testado e, a partir dessa fase, sofreu os ajustes necessários, especialmente na área de configuração interna. 

Com blindagem nível 3, capaz de suportar tiros de fuzil, pneus com gel, o modelo foi projetado para transportar dez policiais militares distribuídos em posições estratégicas no interior do veículo. 

Com preço unitário de R$ 652,5 mil, o contrato de compra estabelecido entre a SEPM e a empresa fabricante Combate assegurou a entrega de 30 veículos ao longo deste ano. Essa aquisição representou um investimento do governo estadual perto de R$ 20 milhões.  

Inédito no país, o novo blindado foi desenvolvido pela empresa acompanhando diretrizes traçadas por especialistas da SEPM para atender as demandas da Corporação.