29Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Mianmar terá Pantsir-S1

Dentro de dois anos, a Rússia entregará à Mianmar o sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1. A revelação foi feita durante o Dubai Airshow 2021 por Dmitry Shugaev, Diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia. O contrato, para dois sistemas, foi assinado em janeiro de 2021, durante a visita de Sergei Shoigu, Ministro da Defesa da Rússia, àquele país. “Em princípio, a entrega dos dois Pantsir-S1 é esperada em 2023”, acrescentou Shugaev. Embora não tenham sido revelados detalhes adicionais do acordo, sabe-se que ele também inclui estações de radar e ARP de reconhecimento Orlan-10E.

Shugaev também mencionou a possível modernização das viaturas do sistema Pantsir-S1 atualmente em serviço nos Emirados Árabes Unidos, o que “ampliaria substancialmente sua capacidade”. Segundo Dmitry Konoplev, CEO do Shipunov KBP Instrument Design Bureau, o Pantsir-S1 é efetivo contra todos os tipos de ARP de ataque, incluindo o Bayraktar, da Turquia. “Em todo o mundo, não há sistema mais eficaz. A despeito da evolução da tecnologia de sistemas não tripulados, o Pantsir oferece opções e capacidades que s ARP ainda não atingiram”, acrescentou.

A família de sistemas Pantsir foi desenvolvida pelo Shipunov KBP Instrument Design Bureau, subsidiária da “holding” High Precision Weapons, e objetiva a proteção de alvos civis e militares contra ataques aéreos em quaisquer condições meteorológicas e climáticas, de dia e de noite. O sistema é resistente a interferência e também pode ser empregado contra alvos navais e terrestres. Sistemas Pantsir (Foto: ROE) são empregados para defender os ativos militares russos na Síria, e já foram exportados para diversos países do oriente Médio e da África. Em 2020, dois PaNtsir-S1 foram entregues à Sérvia, sendo parte de um contrato que cobre seis viaturas (Texto: Yuri Laskin).