28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Proposta da Saab para a Finlândia envolve o EAJP e novo decoy

A oferta da Saab à Finlândia para a aquisição do caça HX, inclui o caça Gripen E/F e o GlobalEye, uma aeronave de Alerta e Controle Aéreo Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control - AEW&C).

Como parte das capacidades de Guerra Eletrônica do Gripen E/F, a Saab revela um novo sistema: um sistema despistador leve (Lightweight Air-launched Decoy Missile). O novo decoy e o novo Pod de Interferência para Ataque Eletrônico, que iniciaram os ensaios em voo na Saab em 2019, garantirão que os pilotos finlandeses estejam protegidos de radares e mísseis inimigos.

O novo despistador será um jammer substituto altamente capacitado a realizar as missões mais exigentes. Ele atuará como um multiplicador de força, pois reduz o número de mísseis e aeronaves necessários para completar uma missão. O novo decoy pode obstruir ou criar alvos falsos para radares de aquisição, rastreamento, controle de disparo e aerotransportados. As fotos, da Saab, mostram o terceiro protótipo do Gripen E (39-10) durante avaliações na Finlândia, e o pod EAJP sob a asa de um Gripen JAS 39D.