28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Exército Brasileiro reativa 6ª Divisão

A 6ª Divisão de Exército – “Divisão Voluntários da Pátria” –, desativada em 2014, foi reativada pelo Decreto Presidencial nº 9.965 de 8 de agosto de 2019, tendo novamente como sede a cidade de Porto Alegre. A 6ª Divisão de Exército será um Grande Comando Operacional do Exército Brasileiro subordinado ao Comando Militar do Sul (CMS), comandada pelo General de Divisão Achilles Furlan Neto. A solenidade militar alusiva à reativação ocorrerá no próximo dia 7 de fevereiro de 2020, às 10 horas, nas instalações do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, em São Leopoldo (RS).   

A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Pelotas, e a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Bagé, serão subordinadas à 6ª Divisão de Exército, enquadrando 23 unidades militares, com cerca de 7.700 militares, e atuando em uma área fronteiriça de cerca de 450 km. 

O evento prevê a presença do Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão (antigo comandante da 6ª Divisão de Exército); do Ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; e do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto.