09Dezembro2018

 
     
     

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 131

Armando os helicópteros do EB

O Exército Brasileiro (EB) vem modernizando suas aeronaves de asas rotativas, dotando-as de novos sistemas, motores, aviônicos e de glass cockpit, o que estenderá suas vidas úteis até meados da década de 2030. Outra necessidade é a adoção de novos sistemas de armas para essas aeronaves, possibilitada exatamente pela modernização.

ECOE: Estágio de Caçador de Operações Especiais

O processo de formação do Atirador de Precisão de OpEsp no Exército Brasileiro é aplicado através do ECOE-Estácio de Caçador de Operações Especiais, como veremos neste artigo.

Cavour... e depois?

Embora o Cavour, lançado ao mar em 2004, seja apenas o segundo navio-aeródromo italiano, isso não significa que a Marinha daquele país nunca tenha se interessado pela operação de aeronaves embarcadas. Muito pelo contrário. Esse trabalho comenta sobre o navio e seus antecessores, além de apresentar uma descrição da próxima belonave italiana capaz de operar aeronaves de asa fixa.

 

Ridex 2018: a primeira edição

De 27 a 29 de junho de 2018, realizou-se no Pier Mauá, mais exatamente nos Armazéns 3 e 4 do Porto do Rio de Janeiro, a primeira edição da RIDEX – Rio International Defense Exhibition. Promovido e organizado pela EMGEPRON – Empresa Gerencial de Projetos Navais, o evento contou com o apoio institucional dos Ministérios da Defesa e da Segurança Pública, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, das três Forças Armadas, além de diversas entidades como ABIMDE, FIRJAN, SINAVAL, etc.

RHIB?na defesa e na segurança

Os RHIB — ou, como são comumente chamados, botes semirrígidos — são uma presença crescente nas Marinhas, Guardas Costeiras e forças policiais em todo o mundo, mas sua participação na mídia não tem sido proporcional à sua importância. A seguir serão apresentados comentários a respeito de seu projeto, uso e tendências futuras.

E MAIS:

Rosoboronexport lança no mercado mundial o Tor-E2 

Invisibilidade e furtividade: a gênese da tecnologia “Stealth” 

Considerações sobre a substituição dos helicópteros do EA 

A Colômbia e a capacidade antinavio 

Armas submarinas russas no mercado 

Pqdt portugueses em combate na RCA 

As aeronaves da Policía Federal Argentina