28Março2017

   
    

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 124

CapaSD124.jpgPerspectivas para a Marinha do Brasil
Em 2007, o governo lançou a Estratégia Nacional de Defesa (END), estabelecendo as diretrizes e orientações para que as Forças Armadas pudessem melhor desempenhar suas destinações constitucionais e suas atribuições na paz e na guerra. A Marinha do Brasil (MB) respondeu com seu PAEMB (Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil). No entanto, devido à crise econômica, apenas parte do previsto naquele documento foi, de fato, executado. Este artigo analisa as opções para a MB à luz da realidade econômica do país.

Busca e Salvamento em combate
A atividade de Busca e Salvamento em Combate (C-SAR) tem todos os elementos do serviço SAR de tempo de paz, aos quais se somam os desafios adicionais que resultam do fato de que é conduzida num ambiente em que a oposição pode estar ativamente tentando evitar sua bem-sucedida conclusão. Na verdade, a C-SAR e as táticas, equipamentos e habilidades a ela associadas correm em paralelo a outros tipos de operações militares especializadas.

 

Infiltração/Exfiltração submarina de FOpEsp
Caracterizadas por conduzirem ações de forma sigilosa, uma vez que a surpresa constitui elemento crucial para a condução das operações em que se engajam, as FOpEsp (Forças de Operações Especiais) devem necessariamente estar aptas a se valerem de todas as vias de infiltração/exfiltração (aquática, aérea e terrestre) de modo a serem inseridas e/ou extraídas da AO (Área de Operações) com a maior segurança e confidencialidade possível. O artigo que se segue refere-se ao emprego de submarinos para esse fim.

O M113 no Ejército de Colombia
O M113 é a mais conhecida viatura blindada sobre lagartas do mundo, e sem dúvida aquela que opera em maior número entre os países ocidentais. Anfíbio, aerotransportável e podendo ser lançado por paraquedas, sua versatilidade levou ao desenvolvimento de inúmeras versões voltadas para tarefas específicas. O artigo abaixo concentra-se no seu emprego pelo Ejército Nacional de Colombia.

Reorganização da Força Aérea Brasileira
Em artigo publicado na edição 123 de “Segurança & Defesa”, fizemos uma avaliação sobre os planos da Força Aérea Brasileira (FAB) visando sua reorganização, no sentido de se tornar uma Força Aérea moderna e operacional. Desta vez, analisaremos os passos concretos que já foram dados no aspecto estrutural, com este objetivo.

E MAIS:
Helicópteros de Exploração e Ataque no Ejército Argentino
O C-130 bombardeiro
Jogos Simulados de Segurança Rio 2016
Políticas e práticas de ciberdefesa e contra-inteligência
Guardiões do céu
Segurança portuária
Programas navais na América do Sul