16Abril2021

      
 
   

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 141

 

O Gripen na arena BVR

O recebimento, pela Força Aérea Brasileira (FAB), do primeiro caça multifuncional Saab F-39E Gripen tem despertado muito debate e interesse. Especificamente na arena ar-ar, as capacidades da aeronave são exponencialmente superiores às do principal caça da força no momento, o F-5EM/FM. O foco desse artigo é exatamente a capacidade do Gripen no moderno combate ar-ar BVR.

Os Porta-Helicópteros Multipropósito na área do Pacífico

Nos últimos anos, vem crescendo o número de Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) construídos/operados por países banhados pelo Oceano Pacífico. O que se segue é um rápido comentário sobre esse tema.

Os Comandos do Exército Português

Entre as tropas especiais do Exército Português estão os Comandos. Forjados nos árduos combates da Guerra de Ultramar, na África, esse grupo seleto está hoje presente praticamente em todos as missões de Portugal em países estrangeiros, sob mandato da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta é a sua história e a sua atualidade.

Território não mapeado: ARP para o Brasil

Com tecnologias revolucionárias, como a das Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), há sempre espaço para novas aplicações potenciais. Essas aeronaves são, em geral, consideradas adequadas para missões militares, mas os modelos da General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) vêm sendo, há muito tempo, empregados no suporte a missões tanto militares como não militares, o que os torna sistemas ideais para as missões aeronáuticas duais, militares e de órgãos públicos, no Brasil.

A ascensão dos obuseiros autopropulsados sobre rodas - 1ª Parte

É indiscutível que os obuseiros autopropulsados sobre rodas (OAP-SR) estão tendo uma presença cada vez mais ponderável em grande parte dos Exércitos do mundo. O artigo que se segue procura mostrar a razão disso, e também dar ao leitor uma visão panorâmica do que diversos países estão fazendo nesse segmento.

E MAIS:

Convair YB-60: o outro bombardeiro de oito motores 

O Brasil e as armas de fogo 

Fuerza de Respuesta Inmediata da PFA