23Maio2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 153

F-39: a situação atual

No dia 11 de agosto de 2023, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou o novo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Durante o evento, que contou com a participação do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, o Governo Federal detalhou a iniciativa, que prevê investimentos de R$53 bilhões no eixo Defesa, um dos nove contemplados no programa. Não ficaram claras, porém, as implicações do “novo” plano para dois dos programas estratégicos da Força Aérea Brasileira - FAB: o F-39 Gripen, sobre o qual trata este texto, e o KC-390 Millennium.

LGM-35A, o futuro ICBM americano

Por algumas décadas, os Estados Unidos têm baseado sua capacidade de deterrência nuclear no tripé formado por bombardeiros nucleares tripulados, Submarine-Launched Ballistic Missiles - SLBM (Mísseis Balísticos Lançados de Submarinos) e Intercontinental Ballistic Missiles - ICBM (Mísseis Balísticos Intercontinentais). No caso desses últimos, trata-se de 400 exemplares do LGM-30G Minuteman III, que já contam com 50 anos de serviço operacional. Este artigo se concentra exatamente no sistema que a USAF espera colocar em serviço para substituí-los: o LGM-35A Sentinel.

O quebra-gelos ARA Almirante Irizar

A Armada Argentina - AA convocou os colaboradores argentinos de “Segurança & Defesa” para embarcar no quebra-gelos ARA Almirante Irizar durante as provas de máquinas, poucas semanas antes do início de uma nova campanha antártica de verão. Neste trabalho, serão descritas as atividades desenvolvidas na ocasião e, também, será apresentada a história do navio, ao longo das mais de quatro décadas a serviço da ARA.

E MAIS:

Mísseis ar-ar BVR: importância crescente – Parte I
Forças Armadas argentinas em 2024
Contratorpedeiros “Zumwalt” receberão CPS
As aeronaves do Ejército Argentino
Fuerza Aérea Argentina recebe dois ERJ-140LR
NPaOc na Marinha do Brasil: presente e futuro
A ISP e seu pioneiro