26Janeiro2021

       
   

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 140


S&D entrevista o Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez

O Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, atual Comandante da Aeronáutica, é oriundo da Aviação de Caça, e possui mais de 4.000 horas de voo.  Nesta entrevista, ele responde a perguntas da equipe editorial de S&D.

Os novos SSBN russos e o equilíbrio estratégico

O presente artigo descreve a evolução dos novos SSBN russos (classes “Borey” e “Borey II”), e tece comentários comparativos sobre os principais sistemas estratégicos operacionais e pré-operacionais dos Estados Unidos, Rússia, China e Índia.

O K-4 e a busca da tríade nuclear pela Índia

Com o atual status de quarta maior potência bélica do planeta, — e um dos quatro polos de poder global, em um novo mundo tetrapolar —, a Índia busca constituir, a exemplo das três potências mundiais (Estados Unidos, Rússia e China), uma tríade estratégica centrada em mísseis balísticos intercontinentais baseados em terra (Intercontinental Ballistic Missiles, ou ICBM), mísseis balísticos lançados de submarinos (Submarine-Launched Ballistic Missiles, ou SLBM) e bombardeiros estratégicos. Nesse contexto, assume significado especial o desenvolvimento do míssil K-4.

E MAIS:

CmdoCjOpEsp: uma necessidade com propósitos estratégicos 

UH-1H: 50 anos no Ejército Argentino 

XB-51: o bombardeiro trimotor da Martin 

 

ARP de combate: presente e futuro