Edição 158
- Última Atualização: 04 Julho 2025
LAAD 2025
De 1 a 4 de abril, o Rio de Janeiro foi palco da LAAD Defence and Security, décima quarta edição da já conhecida feira, que congregou, em três pavilhões do Riocentro, 414 marcas expositoras de 36 países, e recebeu mais de 39.000 visitantes, incluindo delegações oficiais de alto nível provenientes de inúmeros países estrangeiros. Este artigo procura dar, dentro das limitações de espaço, uma visão geral do que foi o evento.
Novas armas para o Super Tucano: possibilidades
O anúncio do Mid-Life Upgrade - MLU de 68 aeronaves A-29A/B Super Tucano da Força Aérea Brasileira - FAB e o lançamento da versão A-29N, padrão OTAN (cujo par inicial será entregue em dezembro de 2025 à Força Aérea Portuguesa - FAP, primeiro cliente estrangeiro), somado ao anúncio, pela própria Embraer, de que a aeronave poderá executar a missão de “caçador de drones”, leva à necessidade de incorporação de novos tipos de armas ao bem-sucedido turboélice brasileiro, podendo ampliar ainda mais a procura pela aeronave no mercado internacional. Este artigo examina as possibilidades.
Desafios para a modernização da Artilharia de Campanha do EB
No dia 13 de junho último, foi publicada a Portaria nº 1.549-EME/C Ex, Estado Maior do Comando do Exército Brasileiro - EB, que aprova a diretriz de iniciação do projeto de fabricação nacional do obuseiro autorrebocado de 105mm. O?EB está passando por um processo de modernização da Artilharia de Campanha, com o objetivo de melhorar a capacidade de fogo e aumentar a eficácia em operações militares. Esse processo envolve a aquisição de novos sistemas, a modernização de equipamentos existentes e a implementação de tecnologias avançadas. Neste trabalho, buscaremos dar uma rápida visão dos desenvolvimentos referentes a esse tema.
E MAIS:
S&D entrevista Patrick de La Revelière, Presidente da MBDA Brasil Ltda. e Vice-Presidente de Vendas da MBDA para a América Latina e Canadá
Ariete C2: o “novo” CC pesado italiano
S&D entrevista Rodrigo Modugno, CEO da OMNISYS
A Confrontação EUA (e Aliados) versus Irã
Snark: o míssil que acertou o Brasil