06Julho2025

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Embraer apresentará KC-390 Millennium na LIMA 2025

A Embraer exporá o Millennium na 17ª edição da Langkawi International Maritime and Aerospace Exhibition (LIMA), a se realizar na Malásia de 20 a 24 de maio de 2025. A presença da aeronave no evento marca a expansão da área de defesa da Embraer no sudeste asiático. “A Embraer tem orgulho de apresentar o KC-390 na LIMA 2025. Trata-se de uma aeronave de transporte militar de última geração com capacidade multimissão, interoperabilidade, confiabilidade, baixo custo operacional e alto desempenho. A aeronave está ganhando força ao redor do mundo e esperamos expandir nossa presença na região da Ásia-Pacífico”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança (Foto: Embraer DAM).

A aeronave, impulsionado por motores IAE V2500, é a mais avançada de sua categoria, sendo capaz de voar mais rápido (470 nós) e mais longe, além de transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de porte médio. O KC-390 opera há alguns anos na Capacidade Operacional Completa e pode executar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, missões humanitárias, combate a incêndios e reabastecimento aéreo, como aeronave reabastecedora e como receptora.

Capaz de se adaptar aos mais diversos terrenos e climas do Sudeste Asiático, o KC-390 pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, incluindo terra batida, solo e cascalho, e em condições variadas, como humidade, calor e grandes altitudes, ou baixas temperaturas e ar seco.

O KC-390 da Embraer também está equipado com um conjunto moderno e abrangente de sensores e equipamentos de comunicação que permitem alto grau de conectividade entre aeronaves, comandos operacionais e tropas no solo. Além disso, o robusto sistema integrado de guerra eletrônica e autoproteção do KC-390 aumenta sua capacidade de sobrevivência. A aeronave alcançou a excelente taxa de 99% das missões cumpridas, com baixos custos operacionais. Sua capacidade multimissão e interoperabilidade são integradas desde a fase de projeto, permitindo assim que a aeronave esteja pronta para cumprir todos os perfis de missão exigidos pelas Forças Aéreas.

A aeronave já está em operação no Brasil, Portugal e Hungria, e foi encomendada pela Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. O avião foi recentemente selecionado pela Suécia e Eslováquia para suas necessidades de defesa nacional. As aeronaves da Embraer são operadas por diversas forças de defesa no Sudeste Asiático, incluindo Tailândia, Filipinas e Indonésia. O A-29 Super Tucano, que permite várias missões, incluindo apoio aéreo aproximado e missões de treinamento avançado, é operado pela Indonésia e pelas Filipinas.