BAE Systems demonstra AUV de grande porte
- Última Atualização: 29 Novembro 2024
A BAE Systems anunciou que obteve sucesso na demonstração, de seu primeiro veículo subaquático autônomo de grande porte (Extra Large Autonomous Underwater Vehicle, XLAUV), desenvolvido especificamente para aplicações militares. Denominado Herne, a plataforma foi projetada para aprimorar a capacidade de se monitorar e proteger infraestruturas subaquáticas em vastas áreas do fundo do mar, além de apoiar operações de guerra antissubmarino e realizar missões de vigilância clandestina. O Herne (Foto: BAE Systems) foi configurado pela BAE Systems para oferecer uma solução autônoma robusta e eficiente, que elimina a necessidade de empregar plataformas tripuladas em condições extremas.
Durante os testes, realizados ao sul da Inglaterra no início de novembro de 2024, o Herne executou com sucesso uma missão de informação, vigilância e reconhecimento, utilizando o avançado sistema de controle autônomo Nautomate, desenvolvido pela própria empresa e que permite a operação autônoma em uma ampla gama de cenários marítimos. Com a capacidade de ser integrado tanto em embarcações novas quanto em plataformas já existentes, o Herne proporciona uma solução econômica para expandir as capacidades autônomas das forças navais. Uma das principais vantagens do Herne é sua capacidade de patrulhar por períodos muito mais longos do que alternativas tripuladas, já que não necessita de reabastecimento nem de sistemas de suporte à vida. Além disso, a plataforma pode ser atualizada conforme novas tecnologias ou necessidades operacionais, graças à sua arquitetura aberta e flexível, que permite a adição de módulos de missão.
A BAE Systems trabalhou em colaboração com a empresa canadense Cellula Robotics para fornecer a configuração de demonstração do Herne XLAUV. A parceria resultou em um desenvolvimento rápido, transformando a tecnologia de um conceito inicial em uma solução operacional no mar em apenas 11 meses.