Airbus demonstra capacidades multidomínio com a Marinha espanhola
- Última Atualização: 21 Maio 2026
A Airbus Helicopters e a Marinha espanhola completarem com sucesso um ensaio de voo tático envolvendo o navio-patrulha oceânico espanhol Rayo, um helicóptero H135 da Marinha espanhola e dois diferentes sistemas aéreos não tripulados, o Airbus Flexrotor e o Alpha Unmanned Systems A900, empregando a solução HTeaming.
O exercício validou o controle dos drones em tempo real e o compartilhamento de imagens entre os sistemas não tripulados, helicópteros e plataformas navais, de forma a estabelecer um enlace operacional multidomínio. Essa capacidade permite a um navio acessar informações críticas de áreas muito além do alcance de seus próximos sensores, diretamente em sua estação de combate.
Durante os ensaios, ambas as plataformas não tripuladas realizaram decolagens e pousos em uma embarcação em movimento. Um piloto no H135 gerenciou os drones durante o voo, usando o tablet HTeaming, A demonstração consistiu numa perseguição simulada a uma lancha durante uma operação ISTAR marítima, enquanto o Flexrotor e o Alpha 900 acompanharam o alvo e transmitiram imagens ao vivo tanto para o helicóptero como para o navio (Foto: Airbus Helicopters/La Hormiga).








