27Novembro2025

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ministério da Defesa participa da celebração dos 35 anos do BNDES Exim

Brasília (DF), 27/11/2025 - O Ministério da Defesa (MD) participou da comemoração dos 35 anos do BNDES Exim, linha de crédito criada para apoiar empresas brasileiras na exportação de bens e serviços. O evento foi realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, no dia 26, e reuniu representantes do governo, da indústria e do setor financeiro nacional e internacional.

A abertura contou com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do diretor do Banco José Luis Gordon, que destacaram os resultados positivos do programa ao longo de mais de três décadas. Desde sua criação, o BNDES Exim tem atuado em duas frentes: pré-embarque, financiando a produção, e pós-embarque, apoiando a comercialização dos produtos brasileiros no exterior.

O Secretário de Produtos de Defesa do MD, Heraldo Luiz Rodrigues, e o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, General de Brigada Jason Silva Diamantino, representaram a pasta. Durante o Painel 1 – Parcerias no Sistema Público de Apoio, o Secretário Heraldo abordou a importância do apoio oficial para a competitividade das empresas brasileiras, destacando o papel estratégico do financiamento para a indústria nacional de defesa, que contribui para geração de empregos, atração de divisas e fortalecimento da base industrial brasileira.

No âmbito das comemorações pelos 35 anos de atuação do BNDES Exim, participamos do painel que abordou a importância dos instrumentos públicos para a competitividade das indústrias brasileiras. Ficou evidente a necessidade de coordenação interministerial e cooperação entre os atores públicos para dar condições de financiamento à exportação para as empresas brasileiras, em linha com o que outros governos oferecem. A participação da Seprod foi oportuna porque a Secretaria é o elo de ligação entre as empresas da indústria de defesa e o BNDES, como órgão financiador no pré e no pós-embarque”, afirmou.

O encontro também contou com representantes da CAMEX/MDIC, Tesouro Nacional, ABGF, CNI, além de empresas parceiras como Embraer, WEG, Jacto, Scania, e instituições internacionais como AFIC, EKN Swedish Export Credit Agency e Norton Rose Fulbright. Essas parcerias possibilitam negócios e ampliam a competitividade das exportações brasileiras (Foto: Seprod).