Brasil reforça presença internacional no Dubai Airshow 2025 e promove BID
- Última Atualização: 25 Novembro 2025
O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), participou do Dubai Airshow 2025, realizado de 17 a 21 de novembro, no Aeroporto Internacional Al Maktoum, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). O evento do setor aeroespacial reuniu cerca de 148 mil participantes, 493 delegações oficiais, 1.500 expositores de 98 países e mais de 200 aeronaves em exposição estática e demonstrações aéreas.
A participação brasileira teve como objetivo promover a Base Industrial de Defesa (BID) e apoiar empresas nacionais na ampliação de oportunidades comerciais e parcerias estratégicas. O Brasil esteve presente com o estande “Cluster Aeroespacial e Defesa”, coordenado pelo Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), que reuniu dez empresas do setor. Além disso, empresas com estandes próprios, como Embraer e Mac Jee, também integraram a delegação brasileira. Entre os destaques, a Embraer apresentou as aeronaves KC-390 Millennium e E-195, reforçando o potencial de exportação e cooperação tecnológica com os EAU. O KC-390 despertou interesse no mercado local, abrindo espaço para tratativas com o Grupo Calidus e outras empresas do setor.
Durante o evento, representantes da SEPROD realizaram reuniões com autoridades do Ministério da Defesa dos Emirados Árabes e acompanharam empresas brasileiras presentes na feira, incluindo aquelas que integram joint ventures, como SIATT e Condor. Essas ações visaram ampliar a presença da indústria nacional no mercado internacional e fortalecer parcerias estratégicas. O Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, destacou a relevância da participação brasileira. “Tivemos reuniões com o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes e acompanhamos empresas com estandes próprios, como Embraer e Mac Jee, além das dez empresas do Cluster Aeroespacial e Defesa. Também apoiamos companhias brasileiras que fazem parte de joint ventures, como SIATT e Condor. Essa presença permitiu às empresas brasileiras ampliar oportunidades de comércio com os Emirados Árabes”, disse.
Os Emirados Árabes Unidos estão entre os cinco maiores importadores de produtos de defesa brasileiros. Nos últimos anos, o Ministério da Defesa intensificou relações com o Grupo EDGE, maior conglomerado estatal de defesa dos EAU, resultando em iniciativas como abertura de escritório no Brasil, parcerias com empresas nacionais e memorando com a Marinha do Brasil para desenvolvimento conjunto de mísseis (Fotos: SEPROD).










