CSD e EOS apresentam foguete 70 mm com propelente composite 100% nacional
- Última Atualização: 19 Novembro 2025
A CSD - Componentes e Sistemas de Defesa está participando do Dubai Airshow, e sua principal novidade no evento é um foguete de 70 mm, 100% desenvolvido no Brasil, e que traz como novidade o uso de propelente sólido composite, fruto de uma parceria com a empresa Edge of Space - EOS.
Dentro desta parceria, a CSD contribui com sua expertise no desenvolvimento e fabricação de soluções aeroespaciais e de defesa, enquanto a EOS apresenta seu propelente, desenvolvido com o grande diferencial de ser totalmente ITAR-free. Trata-se de um propelente de alta energia baseado em resina polimérica nacional, sem o uso de Polibutadieno, tradicionalmente empregado nos Composites. A solução oferece maior autonomia produtiva, menor custo logístico e desempenho equivalente aos materiais utilizados pelos principais fabricantes internacionais.
“É com grande entusiasmo que celebramos esta parceria estratégica. A introdução deste propelente inovador representa um marco significativo, pois não apenas eleva a qualidade e diferenciação dos nossos produtos no mercado, mas também reforça o nosso compromisso com a autonomia e o desenvolvimento tecnológico nacional”, comenta o CEO da CSD, Nelson Hübner Junior.
Para José Miraglia, fundador e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da EOS, a parceria com a CSD é um marco para a indústria brasileira. Ele ressalta também que inovar no desenvolvimento de um novo produto trará benefícios econômicos para o país. “Os propelentes geralmente utilizados têm um preço muito elevado dado a escassez. Então, esta solução é a grande saída para o Brasil. Com certeza será um grande salto tecnológico para o Brasil.”
A CSD – Componentes e Sistemas de Defesa é uma empresa brasileira, que possui expertise na fabricação de bombas aéreas, foguetes, espoletas, munições e outros componentes. A empresa faz parte de um grupo que conta com cinco fábricas localizadas em território brasileiro, que atuam nas áreas de fundição, usinagem e montagem. A CSD faz parte da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do Brasil, sendo uma Empresa Estratégica de Defesa (EED). Além disso, a empresa possui vários produtos credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED), certificados pelo Ministério da Defesa do Brasil. A companhia possui conhecimento técnico em desenvolvimento, produção e montagem de componentes metálicos, utilizando processos modernos, e utiliza tecnologia brasileira e tem importante atuação no mercado internacional.
A EOS - Edge of Space também é brasileira, parte da BIDS e, como a CSD, é uma EED e tem vários produtos credenciados como PED. Sua especialidade são soluções de engenharia avançada, atuando no desenvolvimento de sistemas propulsivos, dispositivos pirotécnicos, componentes de alta complexidade e projetos especiais para os setores aeroespacial, de defesa e industrial. Possui forte expertise em motores-foguete sólidos, líquidos e híbridos, geradores de gás e atuadores pirotécnicos.









