11Novembro2025

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Rosoboronexport comemora seu 25º aniversário

Nas vésperas do Dubai Airshow, a Rosoboronexport, organizadora do pavilhão nacional da Rússia, resumiu os resultados de suas atividades ao longo dos últimos 25 anos. No coração do Oriente Médio, a empresa estará apresentando as mais recentes conquistas do país no campo da indústria aeroespacial, incluindo o caça multifunção de 5ª geração Su-57E e uma versão fortemente modernizada da aeronave de treinamento/combate Yak-130. O Su-57, visto na foto da Rosoboronexport, é o único avião de combate de 5ª geração a ter sido empregado em um conflito de alta intensidade.

Desde sua fundação em 2000, a Rosoboronexport tem sido a única intermediária estatal para a exportação e importação de armas, tecnologias e serviços militares e de uso dual. Em sua caderneta de encomendas, a empresa conta com mais de US$60 bilhões, o melhor resultado de sua história.

A criação da Rosoboronexport trouxe vantagens estratégicas. O país recuperou sua posição nos mercados tradicionais existentes na era soviética e conquistou mercados novos. O volume de envio de armamentos dobrou em cinco anos, triplicou em dez, e foi quintuplicado em 2021. As encomendas de exportação se tornaram uma “corda de segurança” para a indústria de defesa, numa época em que as encomendas domésticas estavam em nível baixo.

Atualmente, a Rosoboronexport assegura a presença russa em todas as regiões do mundo. Os números oficiais da empresa indicam que, até o momento, a Rosoboronexport fechou mais de 30.000 contratos com 122 países, e exportou produtos cujo valor supera os US$230 bilhões. A empresa entregou 900 aviões, 1.300 helicópteros, 1.400 sistemas de defesa aérea, 1,7 milhão de armas curtas, mais de 4.300 viaturas blindadas, mais de 9.500 veículos automotivos, mais de 40 submarinos e navios, além de outros equipamentos.

Hoje, a Rosoboronexport é uma empresa ímpar, baseada na ampla experiência de seus predecessores na esfera doméstica de cooperação técnico-militar com países estrangeiros”, declarou Alexandre Mikheev, CEO da empresa, acrescentando: “Utilizamos as melhores práticas da atividade econômica estrangeira, escalando-as dentro do atual ambiente de mudanças rápidas”.

Para atender aos requisitos modernos, a Rosoboronexport continuará a fortalecer seu status como uma líder global em tecnologia no campo da cooperação técnico-militar e a expandir o fornecimento para mercados promissores na Ásia, África e Oriente Médio. A empresa tem tudo que precisa para o sucesso — uma forte base indústria, uma equipe profissional e apoio do governo.

Anos recentes confirmaram a grande eficiência da tecnologia russa em situações de combate real. “Hoje em dia, a maioria dos produtos que são oferecidos pela Rosoboronexport acumularam suficiente experiência de uso em condições de combate real. Nossos clientes estudam essa experiência e tiram conclusões favoráveis a nossos produtos”, enfatizou Alexandre Mikheev. Além disso, a indústria russa demonstrou sua capacidade de rapidamente responder a novos desafios e introduzir avanços tecnológicos, atingindo a fase de produção em série o mais rapidamente possível.

As atividades da empresa já ultrapassaram em muito o simples fornecimento de armas. Uma área importante foi a organização de produção sob licença no estrangeiro de aviões, helicópteros, blindados e armas. Tais projetos permitem que os parceiros criem suas próprias fábricas e adotem tecnologias, ao mesmo tempo em que é mantido o controle russo sobre a qualidade e a segurança. A modernização de equipamento anteriormente fornecido também tem papel importante. Os projetistas russos desenvolveram amplos programas para estender a vida útil e melhorar o desempenho em combate de todas as classes de armamento. Uma área separada é o treinamento de especialistas estrangeiros. Com a assistência da Rosoboronexport, clientes estrangeiros treinam pessoal sob a direção dos melhores instrutores russos.

A Rosoboronexport está desenvolvendo seus negócios em outras direções. Segundo Mikheev, a empresa planeja desenvolver soluções no segmento espacial e também oferecer aos clientes as mais recentes tecnologias de ponta, particularmente nos campos de armamento laser e cibersegurança.