25Outubro2025

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Arkhe GDI: comando e controle em tempo real

A falta de integração entre diferentes forças de segurança continua sendo um dos maiores desafios em operações complexas no Brasil. Em ações policiais conjuntas, resgates em desastres naturais e monitoramento de grandes eventos, equipes frequentemente lidam com sistemas fragmentados, comunicação limitada e dificuldade de acesso a informações essenciais. Esses obstáculos podem atrasar decisões, aumentar riscos para civis e profissionais e comprometer o sucesso de operações estratégicas.

Em muitas situações, os dados chegam de forma dispersa e fragmentada. Informações sobre ocorrências podem vir de sensores e câmeras de vigilância, drones, geolocalização dos celulares usados por policiais em campo e bodycams, além de sistemas de monitoramento de veículos e de infraestruturas críticas. Sem integração, essas fontes não se conversam, tornando mais difícil ter uma visão completa do cenário e coordenar ações de forma segura e eficiente.

Em cenários críticos, cada segundo conta. Quando as informações estão dispersas, a capacidade de reação das equipes é comprometida e a segurança da população fica mais vulnerável. O grande desafio é unir dados, inteligência e comando em um único ambiente para que as decisões sejam rápidas e precisas”, alerta Claudio Nascimento, gerente comercial da Atech.

Para enfrentar essas dificuldades, a Atech, desenvolveu o Arkhe GDI, plataforma de comando e controle que integra dados de todas essas fontes em tempo real, oferecendo consciência situacional completa. A tecnologia permite que as forças de segurança visualizem operações em andamento, monitorem situações de risco e coordenem respostas de forma centralizada, mesmo em áreas sem cobertura celular, graças à transmissão de dados via satélite em banda estreita.

Além da integração operacional, o sistema fornece ferramentas de análise avançada, planejamento estratégico e monitoramento contínuo, fortalecendo o trabalho de polícias, defesa civil e órgãos públicos em operações preventivas e reativas. A plataforma também pode ser combinada com soluções de Big Data e cibersegurança da Atech — como o ADA e o Athena — para transformar grandes volumes de informação em inteligência útil e segura. “O Arkhe GDI muda o paradigma da segurança pública: deixa de ser apenas reativa e passa a ser preventiva, coordenada e integrada. Com ele, conseguimos dar às autoridades capacidade de resposta imediata e visão completa do cenário operacional”, conclui Nascimento (Foto: Atech).