28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

AVIBRAS inaugura espaço para movimentar conhecimento tecnológico avançado

A Avibras Indústria Aeroespacial inaugurou nesta terça-feira, dia 18, o EATI (Espaço AVIBRAS de Tecnologia e Inovação) no Centro Empresarial IV, do Parque Tecnológico São José dos Campos. O espaço foi concebido para atuar como a embaixada da empresa para pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e soluções nos polos Defesa, Espaço e Segurança Pública, em ambiente de parceria e de colaboração com universidades, centros de pesquisa e empresas de bases tecnológicas similares.

Autoridades governamentais, representantes de universidades, das Forças Armadas, de institutos de pesquisa, órgãos de fomento e empresários participaram do evento, que teve uma palestra sobre os “Segredos da Inovação” com os professores doutores Antonio Carlos Teixeira Álvares e Luiz Carlos Di Serio da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O vice-presidente Comercial da Avibras  Leandro Villar, disse que o EATI vai permitir à empresa capitalizar o conhecimento por intermédio de um trabalho conjunto com várias entidades, resultando em produtos e perpetuando a Avibras  Segundo ele, a iniciativa também vai fortalecer a tríplice hélice, conceito que aponta a ação conjunta entre empresa, academia e governo como o caminho para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país.

De acordo com o diretor de Engenharia da Avibras  Fernando Ranieri, a principal missão do EATI será “movimentar” o conhecimento tecnológico avançado. “O espaço vai reunir profissionais de várias instituições para pesquisar, testar e validar ideias, desenvolver e maturar conhecimento tecnológico de vanguarda, em áreas de interesse para a perpetuidade dos negócios da AVIBRAS”, declarou.

Para o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, a Avibras  que já é reconhecida mundialmente pela excelência de seus produtos, criou um espaço específico para “olhar para o futuro”. “É uma iniciativa que nos deixa com muito orgulho pelo fato de estar no Parque Tecnológico São José dos Campos. O EATI é inspiração tecnológica e inovação”.

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo João Cury, diretor do COMGAP (Comando Geral de Apoio) da Aeronáutica, disse que o EATI vai facilitar o encontro dos pesquisadores e a concepção de novas ideias. “Eu acredito muito no espaço Avibras. É inovação, know how e tecnologia locais”.

Para o diretor do Parque Tecnológico Marco Antonio Raupp, a Avibras é um ícone do empreendedorismo tecnológico no Brasil e a sua presença no parque é muito significativa. “Estamos trazendo um ícone ao nosso Parque Tecnológico para um futuro de muitas oportunidades”.

Segundo o comandante da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Lourival da Silva Junior, o EATI é um avanço para a AVIBRAS e abre novos horizontes para a empresa. “Sou admirador e defensor da pesquisa acadêmica, da inovação e das parcerias. A tecnologia é fundamental para as polícias, ampliando as ações dos nossos profissionais para melhorar a segurança”, declarou.

O relações institucionais da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Horacio Aragonés Forjaz, destacou que a Avibras é uma empresa símbolo, fundada e fomentada em atividades de pesquisas no setor aeroespacial e de defesa. “Essa aproximação com várias entidades, com este sentimento de inovar e fazer pesquisa, traz um enorme significado para o parque, a região e o Brasil”.

Aydano Carleial, assessor e representante do deputado federal Eduardo Cury, também falou sobre o pioneirismo da Avibras e o seu papel de inovar constantemente, buscando parcerias por meio do EATI. “Não só a empresa vai se beneficiar com esta iniciativa, mas o Brasil inteiro”.

Objetivos do EATI

Em uma área de 200 metros quadrados, o EATI conta com escritórios, salas de reunião e modernos laboratórios. Entre os seus objetivos, estão:

* Desenvolver know-how e propriedade intelectual nacionais;

* Promover a formação diferenciada de especialistas;

* Criar processos e ferramentas altamente competitivos;

* Identificar, integrar e potencializar sinergias entre pesquisas acadêmicas e industriais, que estejam espalhadas por todo o Brasil;

* Coordenar profissionais e pesquisadores para promover o diálogo e a colaboração em projetos, através de ambientes físico e virtual;

*Compartilhar e complementar a infraestrutura de simulação computacional e experimentação prática disponível no Parque, para provas de conceito;

* Patrocinar e participar de eventos de integração como Seminários e Encontros de diversas naturezas;

* Promover um Fórum permanente de inovação através de palestras e workshops estruturados;

* Fomentar a pesquisa acadêmico-industrial e a produção de conhecimento aplicado.