27Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

BAE Systems assina contrato para upgrade da frota dinamarquesa de CV90

A BAE Systems firmou contrato com o Ministério da Defesa da Dinamarca para a modernização da frota dinamarquesa de CV90 (Fotos: BAE Systems), assegurando o alto desempenho dos veículos pelos próximos anos. Esse contrato de upgrade é consequência de um acordo comercial anterior relacionado a serviços de reparo e manutenção. 

De acordo com o contrato, os veículos de combate de infantaria CV90 dinamarqueses serão integrados com a nova torre da série D, apresentando avanços no design e funcionalidade que proporcionam melhorias significativas no equilíbrio do veículo e novas possibilidades para a integração de diversos armamentos, aumentando assim o seu poder de fogo. Além disso, o novo veículo proporciona melhorias ergonômicas substanciais para a tripulação, baseadas em anos de experiência em combate, aprimoramentos contínuos no veículo e análises de dados do Clube de Usuários do CV90, composto por todas as nações usuárias do veículo.

As modernizações incluem a instalação de esteiras de borracha nos CV90, reduzindo o peso do veículo e permitindo a adição de novos sistemas, além de diminuir o ruído e as vibrações para minimizar o impacto biomecânico de longo prazo na tripulação e reduzir a fadiga. Os veículos modernizados serão equipados com um míssil guiado antitanque (ATGM) e um sistema de sensores Defence Aid Suite (DAS), aumentando o poder de fogo e a proteção das tropas dinamarquesas. A entrega do programa tem previsão para ocorrer entre 2026 e 2029, em estreita colaboração com a indústria e os parceiros dinamarqueses.