29Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab fornecerá mais mísseis RBS15 para a Marinha Alemã

A empresa sueca aeroespacial e de defesa Saab AB recebeu um pedido de seu parceiro alemão Diehl Defense para novos mísseis anti-navio RBS-15 para a Marinha alemã. De acordo com o comunicado de imprensa da empresa, o pedido é avaliado em aproximadamente 1,7 BSEK e é parte de um acordo-quadro entre a Saab e a Diehl Defense, que oferece oportunidades de aquisições extras posteriormente, onde a participação da Saab é de até cerca de 1,5 BSEK.

Segundo o novo acordo, a entrega dos mísseis começaria em 2022 e seria concluída em 2026. Os mísseis armarão as Corvetas da Classe Braunschweig da Marinha Alemã, que são a mais nova classe deste tipo de navios do país. A Marinha alemã é usuária do RBS-15 desde 2011.

O RBS-15 é um míssil antinavio de longo alcance do tipo "disparar e esquecer", multiuso, superfície-superfície e ar-superfície, feito pela Saab Bofors Dynamics, uma subsidiária do Grupo Saab e da empresa alemã Diehl Defesa BGT. A foto, da Saab, mostra um  RBS-15 Mk.3 sendo lançado de um navio.

O míssil foi exportado e está em serviço em vários países, incluindo Argélia, Croácia, Finlândia, Alemanha, Polônia, Suécia e Tailândia. O míssil tem um alcance de 250-300 + quilômetros dependendo da variante e carrega uma ogiva pré-fragmentada de alto explosivo de 200 kg que é detonada nas proximidades ou no impacto.