19Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab e Boeing realizam, com sucesso, teste de disparo de Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada do Solo (GLSDB)

A Saab, em parceria com a Boeing, realizou com sucesso um teste de lançamento de longo alcance da Bomba de Pequeno Diâmetro Disparada do Solo (GLSDB, do inglês Ground-Launched Small Diameter Bomb), na Noruega. 

O lançamento teste (fotos: Saab) foi realizado no Centro de Testes de Andøya, em Andenes, Noruega, em 26 de setembro de 2019. O objetivo era atingir um alvo pré-determinado no mar, a 130 km de distância do local de lançamento. O disparo foi realizado a partir de um contêiner de 20 pés totalmente autônomo, fabricado sob medida. 

O GLSDB é fruto de uma parceria entre a Saab e a Boeing. O sistema GLSDB se destaca por sua grande precisão a longas distâncias, além de ser capaz de navegar por trajetórias complexas e realizar manobras para atingir alvos que não poderiam ser atingidos com armamentos de fogo, direto ou indireto, tradicionais. Ele é independente do lançador, ou seja, pode ser disparado a partir de uma solução em contêiner, bem como de qualquer lançador que utilize o contêiner de lançamentos M26, tais como HIMARS, M270 e ChunMoo. A solução em contêiner pode ainda ser utilizada a bordo de navios, conferindo ao GLSDB a capacidade de ser disparado de lançadores tanto do solo quanto do mar.