Albatroz Vórtex demonstrado em Salvador
- Última Atualização: 18 Junho 2026
Durante o 1º INOVAERO – Encontro de Inovação Aeroespacial, realizado na Base Aérea de Salvador, a ARP Albatroz Vórtex, desenvolvido pela Stella Tecnologia, foi apresentado em voo. Trata-se da primeira ARP nacional dotada de uma turbina a jato de produção nacional, a ATJR 15-5, desenvolvida em cooperação com a AeroConcepts. No evento, a Stella apresentou, além do Vórtex, o Albatroz e o Atobá.
A demonstração, realizada perante autoridades, financiadores e empresas do setor confirmou o potencial de projeção comercial e estratégica da indústria nacional de drones no mercado internacional. Com peso máximo de decolagem de 150kg, a aeronave evidenciou em Salvador o seu nível de maturidade operacional, comprovando que o Brasil domina, da estrutura à propulsão, uma classe de plataforma até aqui dependente de tecnologia importada.
O Albatroz Vórtex foi a única aeronave da empresa a realizar demonstração aérea, enquanto as outras duas ARP, Albatroz (que consolida a integração entre célula e turbina nacionais) e Atobá (ARP de asa fixa voltado a aplicações operacionais para a Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro), foram expostos estaticamente.
A participação da Stella se deu diante de diversas autoridades do setor de defesa do país, entre elas o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. “Voar o Albatroz Vórtex em Salvador, diante do Comandante da Aeronáutica e do Ministro da Defesa, é mais do que uma vitrine: é a prova de que o Brasil pode dominar toda a cadeia de uma aeronave não tripulada de alto desempenho, da estrutura à turbina, dentro de casa. O PITA-BA e o INOVAERO confirmam que há um novo polo aeroespacial nascendo fora do eixo Sudeste, e a Stella quer estar no centro dessa construção”, afirmou Gilberto Buffara, CEO da Stella Tecnologia (Fotos: Stella Tecnologia)










