19Novembro2018

     
     

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Atech apresenta Sistema Tático de Missão Naval durante Euronaval 2018

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participou do desenvolvimento do N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), sistema tático de missão da versão operacional naval do helicóptero H225M/H-XBR Super Cougar. O N-TDMS será um dos destaques da empresa durante a Euronaval 2018, que acontece de 23 a 26 de outubro, em Paris (França).

O N-TDMS é responsável pelo gerenciamento das informações obtidas pelos diversos sensores da aeronave e compilação do correspondente quadro tático, com o propósito de auxiliar operador e os pilotos no processo de tomada de decisão. O N-TDMS também é responsável pela integração de dados dos sensores com o sistema de armas do helicóptero, representado pelo míssil Exocet AM39.

O Programa H-XBR N-TDMS iniciou-se em 2012, numa parceria entre Airbus Defense and Space e Atech. Pela parceria, a Atech foi co-responsável pelo desenvolvimento do software do N-TDMS, além de responsável pelo desenvolvimento dos modelos de simulação de sensores e armamentos para realização dos testes de avaliação do sistema. A empresa também conduziu o processo de concepção, desenvolvimento e montagem do console tático instalado na aeronave. O atendimento ao programa exigiu que a Atech criasse um laboratório dedicado para produção seriada de equipamentos.

Após a entrega das aeronaves previstas no programa para a Marinha do Brasil, a Atech continuará envolvida com o suporte técnico e manutenção do N-TDMS.