21Julho2018

   
  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

LAAD 2018: a primeira em São Paulo

• Vinicius D. Cavalcante

Entre 10 e 12 de abril de 2018, teve lugar no Transamerica Expo Center, em São Paulo, um dos mais importantes encontros de segurança pública e corporativa do país. Como a LAAD Defence & Security, acontece em anos ímpares, a Clarion Events optou por realizar a quarta edição da LAAD Security na capital de São Paulo, estado que responde pelo maior orçamento de segurança pública do país, com R$24,8 bilhões previstos para serem aplicados este ano em áreas como policiamento, defesa civil, informação e inteligência. A feira, que já é um tradicional ponto de encontro dos Conselhos e órgãos de segurança pública em nível nacional, atraiu mais de uma centena de expositores e teve lugar num dos mais modernos pavilhões de exposições do país.

Entre outros itens, foram expostos armamentos leves, munições letais e menos letais, equipamentos forenses, sistemas de gerenciamento de informações, equipamentos de escaneamento de cargas e pessoas, blindados policiais, carros-patrulha, acessórios para viaturas, veículos de controle de distúrbios, drones, lanchas, equipamentos de vigilância, espionagem/contraespionagem e muito mais.

A abertura do evento contou com a presença do Ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, que aproveitou para realizar mais algumas das suas habituais reuniões visando a alinhar a atuação do seu Ministério junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. Além disso, e como uma grata notícia para a segurança pública brasileira, foi assinado um pacto nacional entre todos os estados da União para facilitar os processos de colaboração e troca de informações. Nesta mesma reunião, Jungmann anunciou algumas medidas que devem ser adotadas pelo Ministério junto aos Estados, bem como a liberação de verbas.

A feira contou com o apoio e a forte presença da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo (CBMPMESP), Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP), Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo (SPTC/SP) e a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM/SP). A LAAD 2018 sediou ainda o VII Seminário de Segurança, com abalizadas palestras técnicas abrangendo temas de segurança pública e privada, bem como importantes reuniões ordinárias de alguns dos principais colegiados do setor como:

– Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP);

– Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM);

– Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM);

– Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil (CONCPC);

– Conselho Nacional de Perícia Criminal;

– Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS); e

– Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).

A quinta edição do evento será realizada no mesmo local, e já está marcada para 14 a 16 de abril de 2020.