23Outubro2017

 

 

  

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Super Lynx modernizado da MB realiza primeiro voo

O primeiro de oito helicópteros modernizados para o padrão Super Lynx Mk21B para a Marinha do Brasil realizou ontem, em Yoevil, Inglaterra, seu primeiro voo, anunciou a Leonardo. As primeiras três unidades modernizadas da aeronave sob contrato serão entregues à Marinha em 2018, e trarão maiores capacidades operacionais à Aviação Naval Brasileira. 

As aeronaves moderrnizadas, uma vez elevadas ao padrão Mk21B, utilizarão dois motores CTS800-4N, de nova geração, já empregados nos helicópteros Super Lynx 300 e AW159, o que permitirá ganhos de performance, especialmente em áreas quentes, ampliando o payload e outros aspectos. Um "glass cockpit" compatível com Night Vision Goggles (NVG), que será complementado por uma avançada suíte aviônica, dotada de novo processador tático, sistema de navegação baseado em satélites, auxílios à navegação, incluindo um Traffic Collision Avoidance System (TCAS), Automatic Identification System (AIS), radar warning receiver/electronic surveillance measures integrados com dispensadores de contramedidas. O pacote de modernização inclui um novo gancho lateral, acionado por eletricidade.

O primeiro voo do primeiro Mk21B destinado à MB é mais um marco no relacionamento entre a Leonardo e a Marinha do Brasil, que já opera helicópteros Lynx desde 1978.