23Maio2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Satélite com tecnologia da Saab é lançado pela SpaceX

O Ymir-1, um satélite equipado com tecnologia da Saab, foi lançado ao espaço em 11 de novembro a bordo do SpaceX Falcon 9. O lançamento marca uma nova era na comunicação marítima.?

O Ymir-1 é um satélite de teste e faz parte do desenvolvimento da próxima geração do Sistema de Identificação Automática (AIS), um sistema usado por navios para comunicar posição, velocidade, curso e outros dados. O AIS é um requisito para todos os grandes navios e embarcações no tráfego civil. A Saab TransponderTech é líder na fabricação de transponders de AIS e construiu o transponder avançado a bordo do satélite.

Devido ao crescente número de navios no mar, o AIS será atualizado para uma nova tecnologia conhecida como VDES (VHFData Exchange System). Com o VDES, a capacidade aumentará significativamente e haverá a possibilidade de comunicação bidirecional segura por meio de satélites, proporcionando cobertura global em comparação com os sistemas atuais, que são limitados à comunicação costeira. 

Em longo prazo, o novo sistema de navegação e comunicação VDES conectará terra, mar, ar e espaço, combinandotransponders avançados com software e satélites modernos.

O satélite Ymir-1, construído na Suécia, é uma ferramenta para pesquisa e desenvolvimento, desenvolvida em colaboração entre a Saab, a AAC Clyde Space e a ORBCOMM dentro do consórcio AOS. O projeto continuará até 2024.