19Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ministério da Defesa credencia a primeira empresa de Defesa do setor financeiro no Brasil

Durante a 39ª reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID), realizada no dia 11, no Ministério da Defesa (Foto: Hamilton Garcia), foi anunciado o credenciamento da primeira Empresa de Defesa do Setor Financeiro no Brasil. Esse credenciamento segue a Portaria GM-MD Nº 6.173/2022, que regulamenta o credenciamento de entidades financeiras como Empresas de Defesa (ED) e classificação de serviços financeiros como Produtos de Defesa (PRODE).

A InsurBids Tecnologias de Seguros, teve seu pedido de credenciamento aprovado pelo colegiado da CMID. Especializada no Setor de Defesa e Segurança, a empresa foi designada em dezembro de 2022 como Agente Implementador do Projeto InsurTech Defesa, que é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O Projeto buscou atender às necessidades da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira em termos de seguros garantia, crédito e correlatos, essenciais para a mitigação de riscos empresariais e acesso às compras governamentais e ao mercado internacional.

O Produto de Defesa da InsurBids é a "Estruturação de Serviços Financeiros Especializados em Seguros Garantia e Crédito para Empresas da BIDS Brasileira". A solução oferece um serviço completo para contratação de garantias e seguros de crédito, apoiando exportações de PRODEs e PEDs e negócios de empresas da BIDS junto ao Poder Público. O serviço abrange desde captação até recomendação de ajustes, tornando empresas atrativas e em conformidade com os critérios de análise de riscos e crédito a instituições financeiras e seguradoras. Seleciona instituições financeiras e seguradoras privadas baseadas no perfil e demanda de crédito da empresa e atua na mediação e acompanhamento das negociações, oferecendo assistência durante a vigência das garantias.

A InsurBids é uma InsurTech que opera por meio de uma Plataforma na Internet, que se propõe a ser um Hub de integração entre diferentes atores, como Corretoras de Seguros e Companhias Seguradoras especializadas em Seguros Garantia e Crédito. O modelo tecnológico proposto pela InsurBids é disruptivo, e ao longo de sua trajetória de negócios, incorporará tecnologias inovadoras, como Blockchain, Tokenização de Ativos Securitários e Inteligência Artificial.

A adoção dessas tecnologias contribuirá para reduzir a assimetria de informações, a falta de transparência e a dificuldade de acesso a dados confiáveis. O objetivo é superar uma das principais barreiras que afastam o Setor de Defesa e Segurança do Setor Financeiro e de Seguros, promovendo uma melhor comunicação e cooperação entre eles.

Com o credenciamento da primeira Empresa de Defesa do Setor Financeiro, o Ministério da Defesa demonstra seu compromisso com o Ecossistema Financeiro de Apoio à Indústria de Defesa Brasileira, fundamental para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa e Segurança nacional, além disso, abre caminho para que instituições financeiras e seguradoras possam oferecer produtos sob medida para o Setor de Defesa e Segurança.

Eduardo Piñeiro, cofundador, ressalta a estratégia empresarial: "O pioneirismo da InsurBids no desenvolvimento de soluções InsurTech voltadas para o Setor de Defesa e Segurança evidencia nossa visão inovadora e compromisso com o crescimento sustentável da indústria nacional."

Jorge Marcelo de Barros, cofundador da InsurBids, destaca a relevância do credenciamento para a visibilidade da empresa: "O credenciamento é crucial para que as empresas da BIDS identifiquem a InsurBids como uma empresa financeira especializada no setor de Defesa e Segurança. Ao mesmo tempo, permitirá que instituições financeiras e seguradoras reconheçam nossa expertise no Setor de Defesa e Segurança, ampliando as oportunidades de negócios e parcerias estratégicas neste segmento."

Sobre a InsurBids

• A InsurBids Tecnologias de Seguros é uma InsurTech especializada no Setor de Defesa e Segurança, fundada por executivos com ampla experiência em projetos e negócios nacionais e internacionais nos setores de Defesa, Segurança, Tecnologia, Financeiro e Seguros. Com sede em São Paulo (SP), a InsurBids atua em todo o território nacional, oferecendo soluções inovadoras e disruptivas para atender às necessidades específicas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira. A empresa oferece garantias, seguros e financiamentos por meio de parcerias estratégicas com corretoras, seguradoras e bancos. Além disso, a InsurBids apoia as empresas da BIDS em seus negócios com o Setor Público nas aquisições governamentais.

Sobre as Tecnologias

• O Blockchain é um sistema de registro digital que permite a criação de um histórico confiável e imutável de transações. A Tokenização refere-se ao processo de converter direitos sobre ativos financeiros em tokens digitais, facilitando sua negociação e rastreabilidade. Já a Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de aprender, raciocinar e resolver problemas de forma autônoma. A adoção dessas tecnologias contribuirá para reduzir a assimetria de informações, a falta de transparência e a dificuldade de acesso a dados confiáveis. O objetivo é superar uma das principais barreiras que afastam o Setor de Defesa e Segurança do Setor Financeiro e de Seguros, promovendo uma melhor comunicação e cooperação entre eles.

Dados do Setor

• Em 2022, os gastos militares globais atingiram o recorde de US$ 2,24 trilhões, com um aumento de 3,7% em termos reais. O Setor de Defesa e Segurança brasileiro representa cerca de 5% do PIB e gera 2,9 milhões de empregos. Emprega cerca de 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de empregos indiretos. Cada emprego gerado no setor resulta em 2,6 empregos em outros setores, evidenciando a importância do investimento nesse setor para estimular o mercado de trabalho como um todo.

Resumo

• A InsurBids foi credenciada como a primeira Empresa de Defesa do Setor Financeiro no Brasil, fortalecendo o Setor de Defesa e Segurança com soluções inovadoras.

• A empresa atua como uma InsurTech pioneira, oferecendo serviços financeiros especializados em seguros garantia e crédito para empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança.

• A InsurBids utiliza tecnologias disruptivas, como Blockchain e Inteligência Artificial, para reduzir a assimetria de informações entre o Setor de Defesa e Segurança e o Setor Financeiro e de Seguros.

• O Setor de Defesa brasileiro representa cerca de 5% do PIB e gera 2,9 milhões de empregos, enfrentando desafios como dependência do orçamento governamental e concorrência internacional.

• O credenciamento da InsurBids demonstra o compromisso do Ministério da Defesa com o fortalecimento da indústria e o apoio ao ecossistema financeiro de apoio à Base Industrial de Defesa e Segurança.