15Junho2024

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

BAE Systems e Ritek AS produzirão duas novas variantes do CV90 para as Forças Armadas Suecas

A BAE Systems assinou um contrato com a empresa norueguesa Ritek AS, empresa líder no fornecimento e upgrade de sistemas de veículos para aplicações militares e civis, para produzir duas novas variantes do CV90 para as Forças Armadas suecas. O trabalho será realizado em cooperação com a BAE Systems Hägglunds, divisão que é responsável pelo design e produção da família de veículos CV90.

A Ritek, empresa de manutenção e desenvolvimento de veículos pesados para defesa, é um dos principais parceiros industriais da BAE Systems Hägglunds no programa norueguês do CV90 e também uma parte integrante da sua cadeia de suprimentos internacional. As duas empresas trabalharam juntas no projeto de modernização do IFV norueguês (MEP/OPV) para atualizar extensivamente 144 CV90s noruegueses e acabaram de concluir a entrega final de 20 veículos de suporte de combate CV90 adicionais para as Forças Armadas Norueguesas.

As novas variações do CV90 são o veículo de manutenção avançada e a variante de engenharia de combate. O veículo de manutenção avançada fornecerá suporte crítico de linha de frente, reparo e recuperação para outros veículos, garantindo uma melhoria geral da disponibilidade de veículos de combate. A variante de engenharia de combate aumentará significativamente a capacidade de garantir a limpeza de rotas e a possibilidade de impedir que as forças inimigas se movam em momentos críticos durante missões. As duas novas variantes se juntarão às formações mecanizadas do Exército Sueco com entregas programadas entre 2023 e 2027.

Atualmente, há cerca de 1300 CV90 em serviço na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda. O veículo tem um histórico comprovado de combate e é projetado para se desenvolver mais futuramente, conforme seja necessário atender missões, que estão em constante evolução. Recentemente, um contrato foi assinado com a Eslováquia para 152 veículos, e a República Tcheca selecionou o CV90 para substituir sua frota de veículos de combate de infantaria.

Com a produção das duas novas variantes, o CV90 estará disponível em 17 modelos distintos. O veículo é projetado para fornecer mobilidade ideal, com o mais alto nível de proteção em qualquer terreno ou ambiente tático. A versão mais recente, o CV90 MkIV, combina velocidades e manuseio de campo de batalha aprimorados com uma arquitetura eletrônica atualizada, que suporta capacidades de crescimento futuro à medida que a complexidade dos campos de batalha evolui (Foto: BAE Systems).