23Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab e Embraer anunciam Memorando de Entendimento para novas oportunidades

A Saab e a Embraer S.A. assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de novos negócios na área de engenharia. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (11) durante a LAAD, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.

As empresas irão trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.

As empresas também irão buscar novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network - GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center - GFTC) e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen.

O entendimento ainda diz que as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa do Brasil, no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este trabalho pode apoiar o crescimento do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.

"Nossas empresas têm trabalhado juntas para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este Memorando de Entendimento é um passo importante e gratificante para o crescimento dessa cooperação em novas áreas. A parceria entre a Saab e a Embraer ultrapassa as fronteiras do Brasil e fortalece também as nossas conquistas de hoje", disse o Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.

"Saab e Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência de sua engenharia e seus produtos. Vejo este Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais seus negócios em vários mercados ao redor do mundo trabalhando de maneira conjunta", disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança (Foto: Segurança & Defesa).


Acima Bosco da Costa Júnior e Micael Johansson assinam o MoU