23Maio2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab recebe contrato para atualização do Gripen C/D

A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinaram hoje um contrato e a Saab recebeu um pedido para garantir a operacionalidade contínua e fornecer melhorias de capacidade para o caça JAS 39 Gripen C/D (Foto: Saab). O valor do pedido é de aproximadamente SEK 3,5 bilhões e o período do contrato é 2023-2029. O contrato também inclui opções que permitem à FMV fazer pedidos adicionais para melhorias de capacidade durante 2023.

O pedido abrange uma atualização do mais recente radar de caça da Saab, que oferece maior desempenho com ênfase na capacidade aprimorada do caça e alcance estendido de detecção e rastreamento. Ele também inclui uma aviônica atualizada e preparada para o futuro que, entre outros recursos, permite atualizações rápidas de software de função do sensor.

A aeronave será também equipada com uma nova versão do motor, que aumentará o desempenho de voo, e um sistema de guerra eletrônica mais eficaz também será introduzido e a atualização criará condições para aumentar a capacidade de ataque com uma nova carga útil.

Por último, mas não menos importante, este aprimoramento das capacidades permitirá uma melhor interoperabilidade entre o Gripen C/D e o Gripen E, por exemplo, pela atualização dos sistemas de suporte e links de dados. A interoperabilidade é um pré-requisito, pois as duas plataformas serão usadas em paralelo por muitos anos.