23Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Técnicos da FAB completam treinamento na Suécia para manutenção do caça Gripen

Nove técnicos e dois engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) finalizaram o treinamento de 12 semanas na Saab, na Suécia. O curso tem como objetivo capacitar os oficiais para fazer a manutenção das aeronaves no país e para treinar outros técnicos no Brasil.

 

Dividido em três módulos, os treinamentos começaram com conhecimentos teóricos sobre a funcionalidade dos sistemas da aeronave e a localização dos principais componentes em cada sistema. O segundo módulo incluiu aulas sobre como prover energia elétrica, refrigeração e pressão hidráulica à aeronave.

 

No último módulo, os oficiais aprenderam a utilizar o sistema de gerenciamento de frota, que faz a gestão da programação de manutenção das aeronaves para garantir a sua disponibilidade.

  

A alta tecnologia que envolve o Gripen se estende também para os sistemas de manutenção e suporte logístico, permitindo simplicidade e baixo custo na manutenção, bem como menores tempos da aeronave em rotinas de solo. Assim, a capacitação é fundamental para a implantação da operação no Brasil a fim de manter as aeronaves em pleno funcionamento.

 

Antes de voltar ao Brasil, o grupo visitou o esquadrão F7 da Força Aérea Sueca, em Såtenäs, para que pudessem acompanhar, em tempo real, o Gripen sendo preparado para missões, pilotados por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) em treinamento. Um segundo grupo de técnicos da FAB deve chegar à Suécia em agosto para dar continuidade aos treinamentos. O episódio 16 da websérie Colaboração Real mostra como foi o treinamento dos técnicos. Clique aqui e assista (Foto: Saab).

Abaixo Primeiro grupo passou 12 semanas em atividades na Saab, em Linköping, e retornou ao Brasil em junho