02Julho2022



 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Emirados Árabes adquirem 80 caças Dassault Rafale F4

Os Emirados Árabes Unidos assinaram hoje (03) a compra de 80 caças Dassault Rafale e 12 helicópteros Airbus H225M Caracal.

O negócio foi avaliado em 17 bilhões de euros, segundo o Governo Francês, foi assinado na presença do Presidente Emmanuel Macron, do Sheik Mohammed ben Zayed Al Nahyane, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante das Forças Armadas dos EAU, Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault e Tareq Abdul Raheem Al Hosani, CEO do Conselho Econômico de Tawazun, responsável pelas aquisições de segurança e defesa do país. 

O contrato é inédito e histórico para a Dassault pois é a maior compra unitária de um cliente de exportação do caça francês. Além disso, todos serão da variante F4, a mais avançada e que ainda se encontra em fase de testes.

A mais recente vitória da Dassault e da França ocorre pouco mais de uma semana depois que a Croácia oficializou a compra de 12 Rafales para substituir seus antigos MiG-21. Em setembro, a Grécia anunciou o desejo de comprar mais seis caças. Já o Egito fechou a compra de mais 30 Rafales no Dubai Airshow.

Segundo a fabricante, este contrato é o resultado da mobilização total da Dassault Aviation ao lado da Força Aérea dos Emirados Árabes e vem na parte de trás de uma relação de confiança de mais de 45 anos entre os Emirados Árabes Unidos e a empresa, construída sobre a família de caças Mirage, notavelmente o Mirage 2000-9, cuja modernização começou há dois anos. A Foto, da Dassault, mostra um Rafael no padrão F3R.