29Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Rússia revela características do Arena-M

Segundo a imprensa local, o sistema russo de proteção de blindados Arena-M pode ser empregado contra ameaças provenientes de qualquer direção, através do emprego de um radar moderno e de munição manobrável. As características do sistema foram reveladas pelo chefe do departamento de desenvolvimento e projetos da Kolomma KBM, Vladimir Kharkin, durante uma entrevista para o canal de TV do Ministério da Defesa da Rússia.

Ele confirmou que a munição empregada pelo Arena-M é capaz de se contrapor a ameaças vindas de qualquer azimute; graças ao tempo de reação quase que instantâneo de sua munição. O Arena-M opera no modo automático. O radar registra o lançamento de mísseis, e quando a ameaça é detectada, duas granadas até então armazenada numa caixa explodem na direção do míssil atacante, que é destruído pela torrente de projéteis dirigida contra ele. O míssil é atingido bem próximo do blindado atacado, para evitar o atingimento de tropas que operem nas proximidades. Segundo a KBM, o Arena-M equipará os carros de combate pesados russos T-90 e T-72.

Anteriormente, o diretor industrial da Rostec, Bakhan Ozdoev, declarou que o Arena-M pode interceptar todos os mísseis anticarro modernos, inclusive o FGM-148 Javelin e o Spike, que realizam seus ataques contra a parte superior das viaturas, que é menos protegida. O Arena-M é uma variante mais moderna do sistema Arena, um produto mais antigo do KBM Design Bureau que foi desenvolvido nos anos 1990 e instalado no carro de combate T-80. Existe uma variante de exportação, designada Arena-E. A KBM, sediada na região de Moscou, é uma subsidiária da High Precision Works, e é famosa por seus mísseis Iskander o Khrizantema (Texto de Yuri Laskin e foto de Igor Laskin).