29Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab coordena segunda demonstração OCEAN 2020 no Báltico

Como parte do projeto de pesquisa europeu OCEAN 2020, está sendo realizada, sob a liderança da Saab e da Leonardo, uma demonstração no Mar Báltico, ao largo do litoral meridional da Suécia (Foto: Saab). Os custos do OCEAN 2020 são bancados pela União Europeia, e do projeto participam 43 parceiros de 15 países, entre indústrias, organizações de pesquisas e Ministérios da Defesa (os da Itália, Alemanha, Grécia, Espanha, Portugal e Lituânia).

O propósito do evento é demonstrar as capacidades de 13 diferentes veículos não tripulados (quatro deles da Saab), bem como verificar processos de comunicação e controle que possibilitam que eles cooperem entre si. Também participarão quatro navios (um navio de apoio sueco, um navio-patrulha da Lituânia, um caça-minas polonês e um navio de pesquisas alemão, um satélite e dois centros de comando.

Com o suporte das Forças Armadas Suecas, a Saab está à frente dos dois cenários, que têm um cunho claramente militar. O primeiro objetiva provar que os veículos podem detectar e coletar informação de alvos, criar um cenário marítimo reconhecido e posteriormente engajar a ameaça inimiga. Agindo como ameaça, numa área costeira de vital importância militar estão duas embarcações de alta velocidade, juntamente com os navios-mãe dos sistemas não tripulados.

No segundo cenário, as várias embarcações e sistemas estão trabalhando em conjunto para se contrapor a ameaças subaquáticas que vão desde minas navais falsas até um veículo subaquático Saab AUV62-AT, que representa um submarino. Nesse, a Saab está participando com dois veículos de superfície não tripulados (uma embarcação de patrulha CB90 - Enforcer III e uma embarcação de vigilância Piraya), que estão demonstrando sua operação autônoma e capacidade de colaboração. Sob a superfície, sonar de visada lateral Saab Deep Vision localiza ameaças ocultas, enquanto o veículo remotamente operado Sea Wasp opera nas profundezas localizando e neutralizando as minas. Em terra o radar Saab Giraffe AMB realiza a busca e acompanhamento dos alvos, enquanto o Sistema de Combate Saab 9LV fornece um completo panorama situacional.  A conexão de todos esses sistemas e a distribuição das informações que eles coletam é feita pela Secure Service Oriented Architecture da Saab.