18Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Nova Estação radar destinada a ampliar a vigilância aérea é inaugurada em Ponta Porã (MS)

vigilância do espaço aéreo na região de fronteira foi reforçada com a inauguração, nesta quarta-feira (30), de uma nova estação radar de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em Ponta Porã (MS). O equipamento ampliará a vigilância e combate ao tráfego aéreo ilícito e ao tráfico de drogas e armas com foco na região Centro-Oeste do Brasil.

O Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de inauguração promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e, junto a autoridades, acionou o funcionamento da estação radar de Ponta Porã. Em seguida, o Presidente fez contato via rádio com o tripulante de uma aeronave de caça e simulou o comando de interceptação a um veículo não autorizado em sobrevoo no espaço aéreo brasileiro.

Equipada com soluções de última geração, a estação é composta por um radar primário de longo alcance LP23SST-NG e um secundário RSM970S. Esses radares possuem a capacidade de detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas e incorpora funcionalidades como as medidas de proteção eletrônica e altimetria, além de excelente desempenho de precisão e detecção dos alvos, inclusive aeronaves com velocidade baixa ou nula, como helicópteros, ou com velocidade e capacidade de manobra elevadas, como aviões de caça. Os radares utilizam as mais recentes tecnologias para fornecer a melhor resposta aos requisitos operacionais, garantindo total integridade e disponibilidade dos dados de vigilância e comunicação, associados a uma alta confiabilidade.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do SISCEAB, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e a Empresa Omnisys assinaram, no final de 2018, um contrato para o fornecimento de três radares. A estação radar de Ponta Porã é a terceira a ser implantada. As localidades de Porto Murtinho (MS) e Corumbá (MS) já contam as estações radares plenamente operacionais.

Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys em São Bernardo do Campo (SP), o que permite o acesso rápido e fácil a toda a sua cadeia produtiva e agiliza os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante. O projeto prevê também a absorção do conhecimento técnico pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), visando à realização das atividades de manutenção preventiva e corretiva, minimizando os custos de logística e mantendo um alto nível de disponibilidade dos equipamentos. 

Abaixo O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da inauguração da nova Estação Radar (Foto: Isac Nóbrega/PR).