19Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Airbus entrega a primeira frota de transporte multinacional A330 MRTT para a NATO

A Airbus entregou formalmente no dia 29 de junho a primeira das oito aeronaves Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) encomendadas pela Frota Multinacional da OTAN (MMF) após uma cerimônia realizada nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. A aceitação oficial desta primeira aeronave representa um marco decisivo para a entrada em serviço desta unidade multinacional formada pela Holanda, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Tcheca.

A aeronave decolou no dia seguinte em direção à sua principal base operacional, localizada em Eindhoven, na Holanda. A frota da FMM também operará a partir de um segundo local, a Forward Operating Base em Colônia, Alemanha.

O A330 MRTT combina a tecnologia avançada de um avião-tanque de nova geração com a experiência operacional registrada durante mais de 200.000 horas de vôo em serviço. O A330 MRTT é interoperável com receptores em todo o mundo e oferece verdadeiros recursos multifuncionais, conforme comprovado nas recentes MEDEVAC e missões estratégicas de transporte relacionadas à pandemia do COVID-19.

A foto, da Airbus, mostra o primeiro A330 MRTT decolando durante um vôo industrial realizado em Getafe, na Espanha.