25Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

BAE Systems parabeniza Exército Brasileiro pela conclusão da Segunda Fase do Programa M113BR

A empresa BAE Systems emitiu nota parabenizando o Exército Brasileiro pela conclusão da segunda fase do Programa M113BR. Com apoio de transporte do 5ª Batalhão Logístico (5º B Log), o Parque Regional de Manutenção 5 (Pq R Mnt/5) fez a entrega de mais 22 VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal) M113BR para a Força Terrestre. A viatura, de 12,3 toneladas, tem capacidade de transportar até 11 militares equipados. A atual frota do Exército Brasileiro é de 584 viaturas, sendo que, desse total, 386 foram modernizadas em Curitiba, pelo Pq R Mnt/5, das quais, últimas 22 da segunda fase foram entregues no final de maio:

"A BAE Systems parabeniza o Exército Brasileiro pela conclusão da Fase 2 do seu programa de modernização do M113BR. A frota de veículos blindados M113 é comprovadamente de alta versatilidade, desempenhando papéis críticos em defesa, segurança e treinamento. Este sucesso vem após a transformação do Parque 5 para o projeto M113, em Curitiba.      

Os inestimáveis recursos de treinamento, habilidades e suporte ao ciclo de vida, demonstrados pelo Exército Brasileiro são incomparáveis. Estamos orgulhosos de ter apoiado os Exércitos Brasileiro e Norte-Americano como parceiros de tecnologia para esse esforço de modernização  e aguardamos por futuras colaborações."

O Projeto de Modernização da VBTP M113 para a versão M113BR teve início em 2012, por meio de acordo internacional entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, com a participação da empresa BAE Systems. A empresa fornece os kits de peças e o Pq R Mnt/5 realiza a desmontagem total da viatura, a preparação do chassi e a remontagem, com aplicação dos kits. O Pq R Mnt/5 chegou a produzir 80 viaturas por ano, em um projeto que é considerado exemplar pelo Exército Brasileiro (Foto: SD Geovanne).