28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

25º Batalhão de Infantaria Para-quedista treina para exercício com o Exército dos Estados Unidos

No período de 15 a 19 de abril de 2019, o 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt), “Batalhão Campo dos Afonsos”, conduziu a Operação Arroio I, atividade de adestramento visando à participação no exercício combinado Operação Culminating, a ser realizado no segundo semestre do ano de 2020, nos Estados Unidos da América (EUA).

O Exercício Combinado Culminating terá a participação de uma subunidade paraquedista enquadrada em uma Unidade da 82ª Divisão Paraquedista do Exército dos EUA, durante uma operação no Joint Readiness Training Center (JRTC), Fort Polk, no segundo semestre de 2020. Como preparação para o referido exercício combinado, o 25º BI Pqdt irá conduzir quatro exercícios de adestramento ao longo do ano de 2019, sendo dois no nível pelotão e dois no nível subunidade.

A Operação Arroio I teve início com a apresentação do aprestamento da subunidade para o General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista. Em seguida, a companhia realizou o lançamento de Aeronave C-130, Hércules, de todo seu efetivo e material de dotação, na Zona de Lançamento de Afonsos.

O adestramento teve suas principais atividades ocorrendo no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), onde as frações nível pelotão participaram de operações de marcha para o combate, ataque coordenado, defesa de área e ataque à localidade. Para a realização do ataque coordenado, os pelotões tiveram a oportunidade de se adestrar utilizando o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), sob coordenação de militares do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste). (Fonte: 25º BI Pqdt/Fotos: Cb Fábio)