23Abril2017


    

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab detalha progresso no programa Gripen NG na LAAD 2017

A Saab, empresa de defesa e segurança, apresentou hoje (04 de abril) as atualizações no programa Gripen NG para o Brasil, na Laad International Defence and Security, no Rio de Janeiro. As novidades incluem um anúncio sobre a primeira aeronave da Força Aérea Brasileira e o desenvolvimento da versão biposto do caça, que já foi iniciado no Brasil. A Saab também confirmou mais parcerias com empresas brasileiras.

“Grandes avanços estão ocorrendo no programa Gripen para o Brasil. A primeira aeronave para a Força Aérea Brasileira está em produção na fábrica da Saab, em Linköping (Suécia)”, disse Mikael Franzén, chefe da unidade de negócios Gripen Brasil na Saab. “Além disso, engenheiros brasileiros estão participando do desenvolvimento e da integração dos sistemas do caça. Vemos uma excelente interação entre brasileiros e suecos, e muito entusiasmo por parte dos brasileiros que fazem parte do programa Gripen”, complementou.

A versão biposto do caça Gripen NG está sendo desenvolvida no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network), inaugurado em novembro de 2016, na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O local, projetado para ser o centro de desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e instituições brasileiras parceiras, já conta com 56 engenheiros trabalhando em suas instalações – 40 brasileiros e 16 suecos.

“A transferência de tecnologia continua avançando, a fim de garantir que as empresas brasileiras adquiram todo o conhecimento relacionado à produção e manutenção do caça”, explicou Franzén.

A Saab também confirmou que a fábrica de aeroestruturas do Gripen será instalada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Nomeada Saab Aeronáutica Montagens (SAM), a fábrica irá gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais da aeronave, como as asas e as fuselagens traseira e dianteira do caça.

Novas cooperações - A Saab anunciou dois novos acordos para o programa Gripen NG, com a empresa Atmos Sistemas e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que irão trabalhar no programa Gripen para o Brasil, assim como Embraer, Akaer, AEL Sistemas, Atech e Inbra.