13 de setembro de 2013
Câmara aprova documentos estratégicos para a Defesa Nacional

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 12, as versões atualizadas da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN). Os documentos já haviam sido aprovados pelo Senado. De acordo com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Nelson Pellegrino (PT-BA), “estas são as cartas de princípios da nossa Defesa Nacional. A aprovação destes documentos irá fortalecer a nossa Defesa e impactar positivamente nas nossas Forças Armadas e na indústria nacional”, afirmou.
Pellegrino lembrou a tradição pacífica do Brasil e destacou que a Defesa Nacional do país é voltada para a dissuasão. “Nestes documentos, encontramos as diretrizes para a atuação das nossas Forças Armadas e uma delas diz respeito ao fortalecimento da integração regional e de uma maior cooperação com os nossos vizinhos na área da Defesa”, explicou o deputado.
Segundo ele, “estes documentos mostram que nossa estratégia está baseada numa visão de defesa como uma forma de proteger nosso território, a população, a soberania e nossas riquezas, ou seja, para mostrar que pesamos a defesa como forma de assegurar o potencial dissuasório do país”, afirmou.
De acordo com o ministério da Defesa, a Política Nacional de Defesa é o principal documento de planejamento da defesa do país e diz respeito aos objetivos e diretrizes para o preparo e emprego da capacitação nacional. A Estratégia Nacional de Defesa define como fazer o que foi determinado na PND, e o Livro Branco analisa o contexto estratégico do século 21 e fornece as perspectivas de médio e longo prazo, além de destinar-se a subsidiar a elaboração do orçamento e do planejamento plurianual.

Capa SD110
 

INÍCIO | INFORME S&D | ARTIGOS | ENTREVISTAS | BIBLIOTECA S&D | LINKS | QUEM SOMOS | FALE COM S&D

© Copyright 2002-2003 - Contec Editora Ltda. Proibida a reprodução de artigos, fotografias e ilustrações sem prévio consentimento.
OTIMIZADO PARA NAVEGADORES 4.0 OU SUPERIOR EM RESOLUÇÃO 800X600